segunda-feira, 12 de novembro de 2007

regras - pênalti

Decisão por pênaltisNo entanto, a decisão por pênaltis é prevista no regulamento de algumas competições futebolísticas, quando a igualdade no marcador insiste em prevalecer. São cobradas cinco séries de pênaltis, uma para cada equipe, até que uma seja declarada vencedora por ter feito um gol a mais do que o rival, ou se este não puder alcançar a igualdade. Somente podem cobrar pênaltis jogadores que estejam atuando na partida; atletas expulsos não estão autorizados a participar das penalidades. Durante estas, os jogadores de ambas as equipes permanecem no círculo central, com exceção dos goleiros, que esperam pelas cobranças na grande área.
O pênalti é aplicado na maioria das modalidades de futebol, tais como futebol de campo, futsal, futebol de salão, futebol society, etc.
O pênalti, ocorrido durante a partida, pode ser cobrado em dois toques, desde que a bola seja rolada para frente e o segundo jogador a tocar nela esteja fora da area no momento da cobrança. No caso de decisão de resultado por pênaltis isso não é permitido.
Origem
O pênalti foi inventado por Karl Wald, ex-árbitro alemão. Ele concebeu a disputa por pênaltis em 1970 na copa Copa Watney, que não mais existe. Antes os jogos eliminatórios empatados eram decididos com uma moeda ou por alguma outra técnica baseada na sorte.

Sem comentários: