segunda-feira, 12 de novembro de 2007

regras - pontapé de baliza

O pontapé de baliza (pt.) ou tiro de meta (br.) é uma das 17 regras do futebol, sendo um dos métodos para reiniciar a partida.
Atribuição
Um pontapé de baliza/tiro de meta é atribuido à equipa (equipe) defensiva quando a bola sai completamente do campo pela linha de fundo (tanto no solo como no ar) sem que um golo tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante.
Procedimento
A bola é inicialmente colocada em qualquer sítio dentro da área de golo (grande área) defensiva. Todos os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área até que a bola esteja em jogo.
Na situação de pontapé de baliza, considera-se que a bola está em jogo no momento em que é pontapeada e sai da grande área.
Um golo pode ser marcado directamente a partir de um pontapé de baliza, mas apenas contra o lado do adversário (i.e. um auto-golo ou golo contra não pode ser marcado). Além disso, um jogador não pode ser penalizado por fora-de-jogo directamente através de um pontapé de baliza.
Infracções
Os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área, como descrito acima. Se isso não acontecer, o(s) infractore(s) podem ser punidos com uma caução (cartão amarelo). Além disso, se um jogador adversário entrar na grande área antes que a bola esteja em jogo, o pontapé de baliza será repetido.
Se um jogador da mesma equipa que aquele que pontapeia a bola (que não este) tocar na bola depois de ser pontapeada mas antes de estar em jogo, o pontapé de baliza será repetido. No entanto, é uma ofensa se o "pontapeador" tocar na bola uma segunda vez quando a bola já estiver em jogo, até que tenha sido tocada por outro jogador; esta situação é punível por um pontapé livre indirecto contra a equipa defensiva, a partir do local onde a ofensa ocorreu, a menos que o segundo toque constitua uma ofensa mais grave, e nesse caso é punível por um pontapé livre directo ou por um pontapé de grande penalidade, o que dos dois for mais apropriado.

Sem comentários: