segunda-feira, 12 de novembro de 2007

regras - tempo de partida

A Regra 7 é uma das dezessete regras do futebol e é a que determina a duração da partida.
Uma partida de futebol deve durar 90 minutos, divididos em duas partes (tempos) de 45 minutos cada uma. Entre as duas partes existe um intervalo, de 15 minutos.
O árbitro é o contador oficial do tempo decorrido e pode descontar no fim da partida os minutos perdidos em razão de substituições de jogadores, contusões que tenham requerido atendimento médico e outras paradas. O tempo descontado (e não "acrescido" como comumente é dito) deve corresponder o mais precisamente ao tempo perdido durantes as paradas.
Em determinadas partidas, é necessário que uma das equipes (equipas) seja declarada vencedora, não podendo haver empate. Neste caso, não havendo vencedor ao fim dos noventa minutos regulares, o árbitro determina a continuidade da disputa numa prorrogação, constiutída por trinta minutos divididos em dois tempos de quinze minutos. Em algumas competições, o primeito time a marcar um gol na prorrogação é declarado vencedor, ao que se dá o nome de morte súbita ou "gol de ouro" (golden goal).
Se no fim do tempo da prorrogação nenhum das duas equipes (equipas) estiver à frente do marcador, o árbitro determina por fim a disputa por pênaltis.
Os gols (golos) marcados na prorrogação são contados normalmente na súmula da partida, enquanto que os tentos relizados por cobrança da penalidade máxima na ronda de disputa por pênaltis não o são.

Sem comentários: