segunda-feira, 22 de outubro de 2007

As origens do futebol


Historiadores diversos defendem que o futebol nasceu no "seu" país.


  • Que nasceu na China, 25 anos a. c., na dinastia Han, e referem o Tsu-Chun.

  • Que foi no Japão- e falam do Kemari.

  • Que era o Epishiros, na Grécia.

  • Que foi o Harpastum, da Roma Antiga.

  • Que era um jogo sem nome praticado pelos maias.
Nos últimos séculos, os italianos defendem o "seu" calcio. Os franceses argumentam com o Soule ou Choule. Os ingleses têm provas imensas de que o futebol nasceu em Inglaterra. O futebol que veio a ganhar a designação de "desporto-rei". O futebol "association". Colectivo. De equipa. De onze jogadores de cada lado. Com regras, 17. Esse futebol nasceu-não há dúvidas- em Inglaterra, no séc. XIX. Sem bexigas de porco para fazer de bola. Sem cabeças de Viking para destrçar aos chutos pela aldeia fora, como represália por malvadezas sofridas. O futebol-desporto, o futebol-espéctaculo nasceu entre aristocratas e plebe. defenindo um rumo que chegou até aos nossos dias: o de ser um desporto, um espectáculo para todas as classes e credos políticos e religiosos.
O futebol é para todos. Amador ou profissional. No pelado ou no relvado. Também, já, no sintético-que se diz poder ser o futuro, por falta de condições para fazer crescer a relva e manter o relvado viçoso e liso para o bom jogo da bola.
Falta de ideias nunca teve o futebol, embora conservador nos regulamentos e nas regras. Mas, apesar disso, senpre inovador para continuar a agradar- as multidões que não páram de crescer. A ostentação é um dos seus defeitos. Aque alguns juntam - diz-se arrogância, falta de "fair flay"- inventado pelos ingleses, embora, por vezes, esqueçam os mandamentos das boas maneiras , dentro e fora do campo (mesmo sem "hooligans", que outros países também imitaram. para mal da segurança e desgraça dos que querem ver no futebol e no desporto uma escola de virtudes).
Ofutebol é - como não podia deixar de ser - fruto da sociedade, sendo emanação dela. Sem discursos diabolizadores; sem críticas a conceitos de vida e a formas de encarar a competição e a assumir; sem hipocrisia nem cinismo; sem falsos moralismos dos comentadores-pregadores de todos os tempos - o futebol é arte e ronha, colectivismo e egoísmo, o criativo relacionado - ou não - com o espírito grupal, o belo-do-mais-belo-que-há e o horrivel, o baixo, o que é recriminável, inadmissível.
O futebol é sentimentos e emoções serenas e doentias; reacções calmas e eferventes, comportamentos tranquilos e agitadores.
O futebol é espaço de liberdade e afirmação; defesa de causas; bandeira de cidades, regiões e paises; orgulho de nações; despautério e cofre de finanças de estados.
O futebol - o futebol que os ingleses criaram e disseminaram no Globo Terrestre.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

INDÍCE

-Introdução
-Origens do futebol
-As regras de futebol
-Conclusão

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Intrudoção

Nós neste trabalho vamos falar sobre o Desporto rei, o FUTEBOL.O motivo pelo qual escolhemos este título é porque ambos somos amantes do futebol. Este trabalho irá conter: - as origens do futebol, as suas regras, quantos atletas tinha cada equipa, qual foi a primeira táctica que existiu, etc.

Elementos do Grupo

Marco António da Silva Bessa nº 13 tª 8c
Marcelo Filipe Moura Carvalho nº 12 tª 8c